segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Recriando a tv em sala de aula




Entrevista: David Buckingham
Canal: Ateliê da Aurora

Entrevista: Fernando Almeida
Canal: TIC-Tecnologia da Informação Indispensável para Educação

A tecnologia na educação se bem utilizada passa a ser um aliado na aprendizagem de matemática. Além de motivar ,desperta o interesse do aluno. A matemática tem sido considerada um bicho de sete no programa elementar da matemática tradicional, os alunos encontram muita dificuldade em assimilar o conteúdo matemático.
A adaptação da aula utilizando tecnologias pode estimular o aluno a buscar conhecimentos e até mesmo a assimilar melhor o conteúdo. De acordo com David Buckigham sociedade culpa a TV pela violência porque não conseguem encarar o motivo real da violência, como a desigualdade social e o racismo.Diz que as TVs públicas tem que oferecer prazer e informação de qualidade para as crianças da maioria da população, o que o mercado não está interessado.
Fernando de Almeida defende que a tecnologia de informação permite para a garotada três coisas inovadoras na escola:
1 - Oportunidade de percorrer os objetos do estudo em seu ritmo próprio.
2 – O estudante pode estabelecer redes de cooperação com seus colegas como fóruns, trocas, debates.
3 – O estudante como com esse instrumento principalmente acesso a internet,possibilitando consultar materiais mais ricos que alguns livros da biblioteca da escola.
O computador é a tecnologia mais conhecida e até mesmo utilizada, porém existem outras como televisão,fotografia,jogos eletrônicos,rádio, celulares, calculadoras e etc.
Para incentivar a utilização dos computadores nas escolas o Governo Federal criou o ProInfo que tem como objetivo distribuir computadores para escolas, para que possam desenvolver projetos de tecnologia na educação. O governo também retirou alguns impostos para facilitar a compra de computadores
Vivemos uma época de grandes desafios no ensino focado na aprendizagem. E vale a pena pesquisar novos caminhos de integração do humano e do tecnológico; do sensorial, emocional, racional e do ético; do presencial e do virtual; de integração da escola, do trabalho e da vida.
Valéria Batalha de Oliveira Nicoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário