quinta-feira, 19 de novembro de 2009

INTERDISCIPLINARIDADE

INTER/DISCIPLINAR/IDADE deriva da palavra DISCIPLINAR ( que diz respeito a disciplina),por prefixação (INTER- ação recíproca,comum) e sufixação (DADE- qualidade ou resultado da ação).
Baseada na interdependência das ramos do conhecimento,a interdisciplinaridade é uma nova concepção e estudo e currículo,
As ciências foram divididas em muitas disciplinas e a interdisciplinaridade restabelecia, pelo menos, um diálogo entre elas; com isso a interdisciplinaridade passou a ser um termo aceito na educação por ser vista como uma forma de pensamento. Hoje podemos contemplar na realidade, uma escola com professores desanimados e alunos desestimulados, o processo de ensino e aprendizagem se mostra deficiente diante uma totalidade.
Para suprimir a incapacidade do sistema tradicional de ensino, a interdisciplinaridade baseia em aulas de diferentes matérias cada um com programas específicos, que é curioso, observador, analítico e crítico. A idéia é que os conhecimentos e habilidades de diferentes matérias sejam trabalhados ao mesmo tempo. Então podemos dizer que a interdisciplinaridade trata-se de uma proposta onde a forma de ensinar leva em consideração a construção do conhecimento do aluno. Visa integrar os saberes disciplinares e não eliminá-los. Ela se dá na interação de duas ou mais disciplinas, estabelecendo um diálogo recíproco. A interdisciplinaridade não é apenas uma mistura de saberes, mas a possibilidade de transferir métodos de uma disciplina para a outra, ela pretende superar a fragmentação do conhecimento e para tanto necessita de uma visão de conjunto para que se estabeleça coerência na articulação.
Segundo Piaget a interdisciplinaridade seria “uma forma de se chegar a transdiciplinaridade”, etapa que não ficaria na interação e reciprocidade entre as ciências, mas alcançaria um estágio onde não haveria mais fronteiras entre as disciplinas.


Objetivos da metodologia do trabalho interdisciplinar
1º Integrar os conteúdos;
2º Passar de uma concepção fragmentária para uma concepção unitáriado conhecimento;
3º Superar a dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências;
4º Ter o ensino-aprendizagem centrado numa visão de que aprendemos ao longo de toda a vida, entre outros.


A ação pedagógica através da interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como uma prática coletiva e solidária na organização da escola. Um projeto interdisciplinar de educação deverá ser marcado por uma visão geral da educação, num sentido progressista e libertador.

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