quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Arte e Matemática

Recriando a TV na sala de aula



Entrevista: David Buckingham
Canal: Ateliê da Aurora


Entrevista: Fernando Almeida
Canal: TIC-Tecnologia da Informação Indispensável para Educação



A tecnologia na educação é importante por diversificar as formas de ensino aprendizagem. Permite ao professor trabalhar o conteúdo de uma maneira mais criativa, interessante e inovadora.

Trabalhar com a tecnologia na educação desenvolve o aluno e professor fazendo com que o conhecimento seja construído e reconstruído e tornando o ensino aprendizagem uma via de mão dupla.

As diversas tecnologias proporcionam aos alunos uma busca de informações diferente das tradicionais, enriquecendo seus estudos e complementando os livros didáticos e as informações passadas de forma oral.

As tecnologias começam a ser implementadas o seu uso no ensino e modificar a metodologia tradicional, mas este processo ainda é lento e está longe do esperado.

No ensino de matemática diferentes recursos e tecnologias podem auxiliar e facilitar a assimilação dos conteúdos e proporcionar aos alunos a retenção do conhecimento de forma mais prática, menos abstrata.

Utilizando softwares educativos direcionados para o ensino de matemática o professor pode apresentar em uma tela de computador aquilo que ele ensina em sala. Através do Logo os alunos aprendem linguagem de programação. O Cabri e Régua e compasso, entre outros possibilita o ensino da geometria de forma interativa.

Existem outros softwares que podem ser utilizados levando em consideração o assunto abordado. O professor deverá avaliar o ganho da utilização destas tecnologias em sala de aula.
O computador é uma das formas para inovar uma aula mas não é a única. Podemos utilizar também celulares, cameras de vídeos, máquinas fotográficas, jogos eletrônicos, rádios etc. Com criatividade e percepção aguçada, excelentes ambientes de aulas poderão ser criados trazendo benefícios e desenvolvimento para os alunos.

Para incentivar a utilização dos computadores nas escolas o Governo Federal criou o ProInfo que tem como objetivo distribuir computadores para escolas, para que possam desenvolver projetos de tecnologia na educação.

Ter computadores nas escolas não é suficiente para inclusão digital. É preciso capacitar os professores. O projeto também se preocupa com isso e propos cursos de formação no ambiente EProinfo.
David Buckingham em entrevista para o Atelier da Aurora declara que hoje a tecnologia é mais acessível e que podemos fazer educação para as mídias com tecnologia simples. Portanto podemos trabalhar com tecnologias mesmo com poucos recursos se tivermos criatividade e interesse em inovar.
Fernando Almeida em entrevista para o TIC Brasil Educação informa que em suas pesquisas e experiências nas escolas públicas percebe que o professor tem interesse em usar as tecnologias mas deseja fazer isso com condições. O professor quer ter segurança e preparação para adequar suas aulas trazendo resultados favoráveis.

Pode-se fazer um excelente e proveitoso trabalho utilizando as tecnologias. Há muito para se estudar e pesquisar sobre a educação com utilização de novas ferramentas. Estamos em um período onde as informações e comunicação são variadas e rápidas e para seguir essa tendência não podemos abrir mão da inovações.